quinta-feira, agosto 19, 2010

Dica de Filme
The Blues Brothers (Os Irmãos Cara de Pau) – 1980


“Joliet” Jake Blues e Elwood Blues (John Belushi e Dan Aykroyd) são dois irmãos que foram criados num orfanato cristão, e lá aprenderam a amar e a tocar Blues com o zelador do lugar, de nome Curtis. Os irmãos são personagens criados por Belushi e Aykroyd para um sketch deles no Saturday Night Live, programa de comédia que há muito tempo é campeão de audiência nos Estados Unidos.
No começo do filme Elwood vai buscar seu irmão na prisão, que está saindo em liberdade condicional após dois anos – duma sentença de cinco anos – por assalto a mão armada. Depois do reencontro eles resolvem visitar o orfanato onde foram criados, e descobrem que o local está para ser fechado por falta de pagamento de impostos.
Após serem escorraçados do orfanato pela Diretora Irmã Mary Stigmata – apelidada pelos dois de O Pingüim – por oferecer dinheiro roubado na tentativa de salvar a instituição, Elwood e Jake acabam na Igreja Evangélica do antigo zelador e amigo, Curtis. Lá, Jake tem uma grande idéia para arrecadar fundos honestamente e salvar o orfanato: reunir a antiga banda de Rhythm n’ Blues que os dois tinham e fazer shows por aí.
Os dois saem em busca dos antigos membros da banda, enquanto passam por diversos perrengues, como perseguições policiais, brigas com neo-nazistas, além da fúria de uma ex-namorada de Jake, uma mulher misteriosa armada até os dentes.
Com cast que traz gente do porte de Aretha Franklin, Ray Charles, John Lee Hooker, Joe Walsh e até Steven Spielberg, o filme não poderia ser ruim. Além de serem mais de duas horas de risadas garantidas, a música é nada menos que excepcional: grandes Blues, Souls e Rhythm n’ Blues.
Em 1998, saiu a continuação do filme, chamada de Os irmãos Cara de Pau 2000: O Mito Continua, mas sem a presença de John Belushi, que morrera em 1982 de uma overdose acidental de speedball (mistura de cocaína com heroína). O filme seguiu na mesma direção do primeiro, mantendo a qualidade na comédia e na música, com a volta de Aretha Franklin e Jame Brown, além das participações mais que especiais de B. B. King, Eric Clapton, Clarence Clemons, Bo Diddley, Dr. John, Billy Preston, Stevie Winwood, Wilson Picket e Jimmy Vaughan.
Os dois filmes são altamente recomendados a quem gosta de comédias ou a quem goste de Blues. Risadas garantidas e boa música até dizer chega!

0 comentários, deixe o seu!: