quinta-feira, agosto 12, 2010

Dica de Filme - This Is Spinal Tap (1984)



This is Spinal Tap é um documentário fictício – nos moldes do The Rutles: All You Need Is Cash – sobre a banda de Hard Rock/Heavy Metal Spinal Tap. Esta obra se tornou um sucesso ao redor do mundo, satirizando o comportamento, ambições e motivações das bandas de Rock da época, cada vez mais megalomaníacas e descontroladas.
Os três membros principais da banda (dois guitarristas e um baixista que estão sempre trocando de baterista, por causa de problemas diversos, um deles é a auto-combustão) são interpretados pelos atores Michael McKean, Harry Shearer e Christopher Guest (David St. Hubbins, Derek Smalls e Nigel Tufnel, respectivamente) que tocam e cantam de verdade.
Apesar do roteiro ser creditado ao Diretor Rob Reiner – que faz o papel do produtor do documentário – e aos três atores, muitas sequências foram gravadas de improviso. Inclusive exisite no mercado um bootleg que contém uma versão do filme com mais de quatro horas de duração.
O grande sucesso do Spinal Tap pode ser creditado ao grande conhecimento dos atores e diretor acerca do mundo que satirizavam.  Alguns comentários dos rockstars da época sobre o filme:
“Tudo neste filme já aconteceu comigo”, disse Van Halen, na época sem achar graça do que via.
“Somos nós. Como eles fazem um filme sobre nós?”, perguntou George Lynch do Dokken.
Dentre outras barbaridades, Robert Plant, Dee Snider e Ozzy Osbourne adimitiram que, como os Spinal Tap, já se perderam nos bastidores procurando o caminho do palco.
No meio de tantas cenas cômicas, destacam-se a do cenário de palco que a banda mandou fabricar, copiando a Stonehenge, que veio no tamanho errado; e a porta emperrada duma espécie de túmulo de onde saem os integrantes da banda no começo de uma canção, fazendo com que o baixista tenha que tocar toda a música num espaço bem apertado, para só abrir nos segundos finais da música.
Para quem gosta de altas doses de risadas, guitarras altas e boas músicas, This is Spinal Tap é obrigatório!

0 comentários, deixe o seu!: