quinta-feira, setembro 09, 2010

Dica de Filme
That Thing You Do (The Wonders: O Sonho Não Acabou) – 1996



Talvez este seja o filme de Rock n’ Roll cuja canção original tenha se tornado um hit tão grande, que acabou transcendendo o próprio filme. Escrito e dirigido por Tom Hanks – que também interpreta o papel de Mr. White, empresário da banda – “That Thing You Do” conta a história do ápice e queda da banda The Wonders.
Jimmy Mattingly (Johnathon Schaech) e Lenny Haise (Steve Zahn) – vocalista/guitarrista e guitarrista da banda, respectivamente – pedem que Guy Patterson (Tom Everett Scott), um talentoso jovem baterista, substitua seu baterista original – que havia quebrado o braço – num festival de talento universitário.
Na hora de se apresentarem no festival, Guy acelera a composição da banda – que dá nome ao filme – e o que era um insossa balada se transforma num Rock n’ Roll de primeira, arrebatando fãs cada vez que é tocada. A partir daí a banda entra numa ascendente, até que assinam um contrato com a Playtone Records e viram estralas nacionais.
Tudo ia bem até que crises internas, geradas principalmente pelo gênio difícil de Jimmy, põem tudo a perder, e a banda é desmanchada. Do início, no festival universitário, até o fim da banda muitas aventuras são vividas pelos jovens músicos, num filme muito fácil de ser digerido, contando com várias referências a biografia dos Beatles:
- O trocadilho no nome da banda (The Oneders – The Wonders) e (The Beetles – The Beatles).
- O sucesso das duas veio após trocarem o baterista.
- A mudança na velocidade de seu primeiro hit (That Thing You Do e Please Please Me).
- As legendas no especial de televisão (Jimmy: “Atenção, garotas, ele está noivo”; John Lennon: “Desculpem, garotas, ele é casado”).
- O baterista ganhou o apelido de “Shades” por causa dos óculos escuros que usava, assim como Ringo ganhou este apelido pela quantidade de anéis (rings) que usava.
Tom Hanks, grande fã de Classic Rock, sempre falou abertamente destas referências, e chegou a afirmar que “ele quis criar sutis, porém claras similaridades entre as duas bandas”.
A trilha sonora é um show à parte. Inegavelmente o filme não seria o fenômeno que é sem as músicas que o compõe. Nos dias de hoje, mais de 10 anos após seu lançamento, é muito comum ouvir a canção “That Thing You Do” no rádio e em bares onde bandas tocam ao vivo.
A estória cativante, seqüências memoráveis – como quando os quatro, junto com a namorada de Jimmy, interpretada por Liv Tyler, saem berrando pela rua após ouvirem a canção no rádio pela primeira vez – e músicas fantásticas, fazem deste filme uma obra obrigatória para quem gosta de cinema ou de Rock n‘ Roll. Se puder corra atrás da trilha sonora também!

0 comentários, deixe o seu!: