quinta-feira, setembro 02, 2010

Dica de Filme - Tommy: O Filme – 1975



Lançado em 1975, o roteiro de Tommy: O Filme foi baseado na Opera Rock Tommy, álbum do The Who que saiu seis anos antes. O filme conta a história de Tommy Walker (Roger Daltrey, vocalista do Who), que quando criança, no inicio dos anos 50, presencia seu padrasto assassinar seu pai biológico (que todos acreditavam ter sido morto durante a 2ª Guerra Mundial).
Após o homicídio, o padrasto e a mãe de Tommy dizem para o garoto que ele não viu nada, não escutou nada e que não vai dizer nada para ninguém. Como resultado, Tommy sofre um tipo de choque mental que faz com que ele acredite que é cego, surdo e mudo.
O filme avança 10 anos, e Tommy, já jovem, é levado por sua mãe e padrasto para vários locais que dizem poder curá-lo. Dentre estes lugares, destacam-se uma igreja onde o padre é Eric Clapton e a deusa cultuada é Marilyn Monroe, além de um bordel onde a Rainha do Ácido (Acid Queen, uma prostituta interpretada por Tina Turner) lança Tommy numa viagem de LSD, mas que falha na tentativa de curá-lo.
A única coisa que consegue tirar alguma reação de Tommy é um espelho, até que ele encontra o objeto que iria mudar sua vida: uma máquina de pinball. O talento do garoto no pinball o transforma em herói nacional, especialmente depois que ele derrota o Mago do Pinball (Pinball Wizard, o campeão nacional neste jogo, interpretado por Elton John).
Após uma consulta com um médico (The Specialist, interpretado por Jack Nicholson), se descobre que o problema de Tommy é psicológico, e após sua mãe destruir o tão adorado espelho, Tommy consegue “acordar”, e acaba se tornando uma espécie de messias.
Com roteiro e canções espetaculares, além de cast estrelar, Tommy entrou para o rol dos grandes filmes da história. Pete Townshend, compositor da obra, conseguiu fazer uma brilhante adaptação do álbum para o filme, e chegou a ser indicado para um Oscar de Melhor Adaptação. Ann-Margret, que interpretou a mãe de Tommy, foi agraciada com um Globo de Ouro e indicada para o Oscar de Melhor Atriz por este trabalho.
O filme traz canções inesquecíveis, das quais se destacam Pinball Wizard, Christmas, Acid Queen e See Me, Feel Me. Se tiver a chance, não deixe de conferir esta grande obra de arte!

0 comentários, deixe o seu!: