quinta-feira, setembro 23, 2010

Dica de Filme - Wayne’s World (Quanto Mais Idiota Melhor) – 1992



Lançado no início dos anos 90, Wayne’s World originalmente foi um recorrente sketch do programa humorístico norte-americano, Saturday Night Live. O quadro mostrava um fictício programa local da cidade de Aurora, Illinois, transmitido por TV a cabo, com dois amigos rockers: Wayne Campbell (Mike Myers), que era o apresentador principal, e Garth Algar (Dana Carvey), seu assistente.
No longa, que conta com um nome de peso do Rock n’ Roll, Alice Cooper (interpretando ele mesmo), Wayne e Garth apresentam seu show, quando Benjamin Kane (Rob Lowe), um inescrupuloso executivo de uma emissora de TV, resolve comprar os direitos do programa e o transforma numa sessão de entrevistas com o seu patrocinador.
Para reaver o programa e ainda conseguir um contrato de gravação para sua namorada, Cassandra Wong (Tia Carrere), os dois amigos “hackeiam” um satélite e transmitem uma performance da banda Crucial Taunt – grupo a qual Cassandra canta – para a limusine do diretor de uma grande gravadora, que havia acabado de sair do show de Alice Cooper. O final reserva três conclusões, com referência até para o desenhado animado Scooby Doo.
Enquanto toda esta trama acontece, o roteiro ainda brinda o telespectador com ótimas sacadas e grandes canções. Uma das cenas do filme que já se tornou clássica é Wayne entrando numa loja de instrumentos musicais e pedindo para testar uma maravilhosa Fender Stratocaster. O vendedor lhe entrega o objeto cobiçado, e ele logo manda a introdução de “Stairway to Heaven”, sendo imediatamente interrompido pelo vendedor, que lhe mostra uma placa com os dizeres: “proibido tocar “Stairway to Heaven”.
A trilha sonora é outra preciosidade: Queen, Alice Cooper, Black Sabbath, Cinderella, dentre outros gigantes do Rock n’ Roll marcam presença na música do filme.
Em 1993 foi lançada a seqüência do filme, que trouxe mais um peso pesado do Rock: o Aerosmith – além da banda, estão no filme Kim Basinger e Drew Barrymore.
Na continuação, Wayne sonha com Jim Morrison – que lhe é apresentado por um índio pelado – que lhe diz que seu destino é organizar um show de Rock n’ Roll.
Para tornar o “Waynestock” num sucesso, Wayne, Garth e seus amigos terão que superar diversos obstáculos, dentre os quais o detalhe de que eles não conseguiram confirmar nenhuma banda para o show. Mais uma vez, o final reserva três conclusões, sendo uma citação ao clássico “Thelma & Louise”.
Os dois filmes são bem parecidos e mandam muito bem. Se você se interessar tem até uma versão em DVD por aí que traz os dois filmes num único disco.
Só faça um favor a si, e não assista a versão dublada!

0 comentários, deixe o seu!: