quinta-feira, outubro 14, 2010

Dica de Filme - Almost Famous (Quase Famosos) – 2000



Este é um dos poucos filmes deste especial que estrearam no Brasil nas salas de cinema. A obra, escrita e dirigida por Cameron Crowe, é uma semi-biografia do cineasta, e conta as desventuras de Willian Miller (Patrick Fugit), um adolescente de 15 anos, apaixonado por Rock n’ Roll, que está na estrada com o grupo fictício Stillwater, fazendo uma matéria para a revista Rolling Stone.
O roteiro foi baseado na experiência de Cameron Crowe, que também passou pela mesma situação de Willian em sua adolescência, quando acompanhou uma tour das bandas Led Zeppelin, The Allman Brothers, The Eagles e Lynyrd Skynyrd para uma matéria na Rolling Stone.
O personagem principal é um jovem aspirante a jornalista de Rock n’ Roll, mas sua mãe quer que ele seja um advogado. Após ser convidado pelo jornalista Lester Bangs (Philip Seymour Hoffman) para fazer o review de um show do Black Sabbath, Willian corre para o local do show com o conselho de Bangs: “fale a verdade e não tenha misericórdia”. O problema é que o jovem jornalista não tinha credenciais e foi barrado na entrada do backstage, onde conheceu algumas groupies que mais a frente terão grande importância no filme.
Willian permanece do lado de fora do backstage, quando a banda de abertura, a Stillwater, chega e é convencida pelo jovem a deixá-lo entrar com eles. A partir daí, A revista Rolling Stone entra em contato com Willian e pede que ele viage com a banda e escreva uma matéria para a revista. Na estrada com a Stillwater, o repórter começa a realizar seu sonho.
A trilha sonora deste filme traz nomes de gigantes do Rock, como Led Zeppelin, Beach Boys, The Who e Lynyrd Skynyrd, e foi premiada com o Grammy na categoria “Melhor compilação de Trilha Sonora”. O filme também foi indicado para quatro “Oscars”, tendo ganhado o de “Melhor Roteiro”.
Almost Famous é um grande filme! Cameron Crowe conseguiu contar sua própria história, misturando ficção e realidade, entregando uma bela obra áudio-visual. Os personagens principais são muito bem desenvolvidos, permitindo que os telespectadores criem empatia com eles facilmente.
Excelente música, bela (es)história e personagens cativantes fazem de Almost Famous um dos melhores “filmes Rock n’ Roll” já produzido. A palavra é uma só: “assista”!

0 comentários, deixe o seu!: