quinta-feira, outubro 07, 2010

Dica de Filme - Rock Star (2001)


Prestes a completar 10 anos de seu lançamento, Rock Star foi mais um filme que estreou por aqui nos cinemas. No cast, astros do Rock, como Zakk Wylde e Jason Bonham, e astros de Hollywood, como Mark Whalberg e Jennifer Aniston.
A obra conta a história de Chris Cole (Mark Whalberg) e da banda fictícia de Heavy Metal, Steel Dragon. Apesar do personagem e do grupo não existirem, o roteiro foi baseado na vida de Tim “Ripper” Owens, que substituiu Rob Halford no Judas Priest, durante os anos 90.
Durante o dia, Chris é um técnico de fotocopiadora numa empresa, e a noite é o vocalista da Blood Pollution, uma banda tributo – chamar de cover deixa Chris muito puto – da Steel Dragon. Quando o vocalista da Steel Dragon resolve deixar o grupo, Chris é convidado para um teste, graças a um vídeo dele gravado por umas groupies, que acabou caindo nas mãos da produção da banda famosa.
A partir daí o filme foca na ascensão de Chris e em sua vida na estrada com a Steel Dragon – aliás, depois de ser firmado como novo vocalista, o cantor assume o nome artístico de Izzy. Esta nova realidade traz pontos positivos e negativos, sendo o último caso especialmente sentido em seu relacionamento com Emily (Jennifer Aniston), sua namorada de longa data.
A reviravolta na vida de Chris, já no final do filme, é de uma sensibilidade ímpar: no começo da obra Chris está na primeira fila em um show da Steel Dragon, e começa a cantar igual ao vocalista da banda, que o olha meio torto. Perto de acabar o filme, Chris se vê na mesma situação, com a diferença de que é ele quem está no palco agora. Neste momento ele decide deixar a vida de rockstar, e chama o garoto da platéia para terminar o show por ele e vai embora. Uma ótima sacada do roteiro, que realiza – mesmo que não seja de verdade - a fantasia de 10 entre 10 fãs de Rock, que é fazer um som com seus ídolos.
Depois de sair da Steel Dragon, Chris vai para Seattle – uma alusão à queda do Heavy Metal no mainstream e chegada do Grunge, nos anos 90 – onde reencontra Emily. O filme é encerrado com um beijo entre o casal.
Além de um excelente roteiro, a trilha sonora do filme é alguma coisa de espetacular: Kiss, Motley Crue, Ted Nugent, além de músicas originais da Steel Dragon compõem o disco do filme. Ainda assim, algumas canções que aparecem na obra, não fizeram parte do CD da trilha, por exemplo, “Are You Ready” do AC/DC, e “Let’s Get Rocked” e “Rock Rock (‘Till You Drop) do Def Leppard.
Outra grande atração são os músicos da Steel Dragon: Jeff Pilson (Dokken/Foreigner) é o baixista, Zakk Wylde (Ozzy Osbourne/Black Label Society) é o guitarrista, Jason Bonham (Bonham/Foreigner) é o baterista, além das vozes de Chris e do vocal do Steel Dragon serem cantadas, respectivamente, por Miljenko Matijevic (Steelheart) e Jeff Scott Soto (Talisman/ Yngwie Malmsteen, Journey).
Conclusão: mais um excelente filme, no qual roteiro, atuações e trilha sonora se complementam para o deleite do telespectador. O estilo da obra é tão plural, que não dá para classificá-lo como comédia, drama ou romance. Uma pitada de cada gênero se faz presente no filme que, com toda certeza, cativou grande parte dos headbangers por aí. Até Rob Halford se mostrou fã da obra, tendo declarado que Rock Star é um dos seus filmes preferidos, e que o acha muito divertido. Com o aval do “Metal God”, quem pode contestar?

0 comentários, deixe o seu!: