quinta-feira, outubro 21, 2010

Dica de Filme - Two of Us (Tudo Entre Nós) – 2000



Em 1976, seis anos após a separação dos Beatles, a demanda por uma reunião do grupo era imensa e muitos programas televisivos ofereciam publicamente enormes quantias em dinheiro pelo acontecimento. O comediante Lorne Michaels, do Saturday Night Live, para fazer uma brincadeira, anunciou que estava autorizado pela produção do programa a oferecer a “fortuna” de 3 mil dólares, caso a banda aparecesse lá para tocar.
Acontece que ele quase conseguiu, pois John Lennon e Paul McCartney estavam assistindo o programa juntos, no apartamento de Lennon em Nova Iorque e, só de brincadeira, os dois quase foram ao estúdio do programa tocar umas músicas. Em uma entrevista para a revista Playboy em 1980, John Lennon comentou o fato:
“Paul e eu estávamos juntos assistindo o programa. Ele estava nos visitando no Dakota. Estávamos assistindo e quase fomos ao estúdio do Saturday Night Live, só de brincadeira. Nós quase entramos num taxi, mas estávamos muito cansados. Esta foi uma época em que Paul aparecia em minha porta com uma guitarra na mão, eu o deixava entrar, mas finalmente pedi que ele ligasse antes de vir, o que o deixou um pouco chateado. Eu não quis magoá-lo, mas eu estava criando um bebê o dia todo e um cara aparece assim na porta… Enfim, naquela noite ele e Linda apareceram, estávamos assistindo o programa e dissemos: ‘não seria engraçado se aparecêssemos lá?’, mas acabamos desistindo”.
O roteiro do filme, um drama, consiste nas longas conversas que John e Paul tiveram durante este dia. Estes bates papos incluem vários assuntos, como a separação do Beatles e os problemas entre os dois, que começaram após a união de John com Yoko. É lógico que estas conversas são meras especulações, afinal ninguém sabe sobre o que a dupla tanto falou durante este dia, mas a idéia é genial e o excelente roteiro garante a boa fluência da obra.
Algumas cenas são bem engraçadas, como quando os dois saem disfarçados por Nova Iorque e param num restaurante onde um casal de velhinhos os reconhece. Tudo ia bem até que eles pedem para John cantar “Yesterday”, canção de McCartney, e Lennon, irado com o pedido, fala umas barbaridades para o casal de idosos.
As atuações de Jared Harris (como John Lennon) e Aidan Quinn (como Paul McCartney) são soberbas, conseguindo captar os maneirismos e sotaques de Liverpool com perfeição. Isto, junto com uma ótima estória, garante o sucesso do filme. A obra é mais indicada para quem se interessa pelos Beatles, contudo permanece um bom filme de drama mesmo para os “não iniciados”.

0 comentários, deixe o seu!: